A meditação como auxílio no pós operatório

A medicina moderna tem forte suporte de novas drogas e tratamentos para acelerar o tempo de recuperação, que são comprovadas e amplamente utilizadas para cuidar de sintomas pontuais, porém sem tratar efeitos colaterais durante um pós cirúrgico.

Um efeito colateral de um pós cirúrgico pode não ser físico, mas emocional. Por exemplo o de uma pessoa que está acostumada a viver uma rotina intensa e que momentaneamente precisará ficar de repouso por algumas semanas para um pós operatório. Nos primeiros dias, até poderá ser um alívio para o corpo e a mente, mas em pouco tempo pode se transformar numa inquietação extrema.

A medicina poderá até recomendar sedativos para diminuir essa ansiedade em retornar à intensa rotina de afazeres, mas da mesma forma que você está se programando para um pós operatório num hotel próximo ao seu hospital, que tal se programar para dias mais calmos e transformar este período num autoconhecimento?

Existem diversos tratamentos e práticas alternativas que poderão te auxiliar neste período. Levando em consideração um pós operatório que necessitará de repouso, falaremos aqui da meditação, uma destas práticas alternativas que pode ser realizada em qualquer lugar e pode ter efeitos incríveis…inclusive para melhorar no futuro, quando for retornar à sua rotina.

Para muitos, a palavra meditação remete a monges budistas, yoga e incenso. Mas a meditação está sendo cada vez mais reconhecida fora do âmbito espiritual como uma poderosa ferramenta de melhoria da saúde.

Pesquisas mostram que a meditação pode melhorar o bem-estar de pessoas com várias condições, incluindo depressão, ansiedade, dor crônica e câncer.

A prática da meditação é conhecida como uma forma de acalmar a mente, desligando pensamentos e auxiliando o relaxamento do corpo como um todo. Quando praticada regularmente, a meditação também pode ajudar a melhorar a sua saúde a longo prazo por reduzir os níveis de estresse, ansiedade, melhorar o sono, prover um maior rendimento nas tarefas diárias e auxiliar no foco.

Além de auxiliar no pós operatório, a meditação poderá também auxiliar no pré operatório, e porque não durante o procedimento também, fazendo com que o paciente consiga aquietar a mente e entrar no centro cirúrgico sem preocupações desnecessárias e convicto de que tudo ocorrerá bem.

Iniciar a prática de meditação não é algo simples e algumas pessoas podem levar algum tempo até conseguir de fato chegar ao estado meditativo e pleno. Sorte a nossa que a tecnologia está aí para auxiliar-nos, seja com vídeos no Youtube, que realizam sessões guiadas de meditação, como também aplicativos especializados que oferecem uma enorme gama de instrutores que lhe auxiliarão no processo.

Aqui listaremos aplicativos gratuitos de meditação guiada que podem ser essenciais para o pós operatório.

  1. InsightTimer: Um dos mais famosos e completos aplicativos de meditação, possui uma ampla comunidade de utilizadores que optam pelos temas dentre as milhares de meditações guiadas oferecidas por professores especializados.
  2. Medite.se: Criado por brasileiros, este app é um dos preferidos por aqueles que estão começando em razão da facilidade como as meditações são conduzidas.
  3. 5 Minutos: Este app pode ser utilizado para os mais apressados. Com a premissa de uma pausa de 5 minutos, o app possibilita criar lembretes para que você pause o que estiver fazendo com o objetivo de se interiorizar e melhorar o que estiver realizando.
  4. Sattva: O grande diferencial aqui é monitorar a frequência cardíaca durante uma das meditações guiadas oferecidas pelo app.

A meditação, assim como qualquer outra terapia ou prática alternativa, não substitui o uso de remédios, porém auxilia como uma prática complementar para ajudar a controlar a ansiedade e o estresse após a cirurgia e reduzir a necessidade de dosagens ou prescrições mais altas para situações menos graves.

Como a meditação ajuda na cura pós-cirúrgica?

O processo de cicatrização após a cirurgia pode desencadear estresse no corpo e ter um impacto severo no sistema imunológico. É por isso que, no período após a cirurgia, o corpo fica muito suscetível à infecção. A meditação desempenha um papel fundamental no processo de cura pós-operatório porque fortalece o sistema imunológico.

Estudos mostram que quando você medita, está levando seu corpo a estados avançados de ondas cerebrais, nos quais o cérebro tem ondas mais lentas, mas com maior amplificação. Este é quase o mesmo estado produzido pelo sono, porém mais avançado, permitindo que o cérebro concentre seus esforços na regeneração celular. Também cria estados mentais positivos, como compaixão, bondade, amor e confiança.

Embora haja diversos estudos sobre o tema no âmbito médico, os efeitos da prática de meditação, ou qualquer outra terapia, dependem do próprio indivíduo. Não há qualquer garantia de que a meditação isentará uma dor, mas tampouco qualquer chance de que isso lhe fará algum mal. Sendo assim, por que não tentar esta abordagem enquanto estiver no seu processo pré e pós cirúrgico e aproveitar o momento para se autoconhecer?