As dimensões continentais do Brasil e a concentração dos maiores centros cirúrgicos nas regiões metropolitanas impulsiona a busca por tratamentos nas capitais ou até em outros estados pelas pessoas que moram em cidades mais interioranas e desejam um atendimento de melhor qualidade. Por vezes, este deslocamento pode ser realizado de carro, mas em outros casos é necessário, ou conveniente, a viagem em aviões.
O Hotelcure traz os melhores hotéis próximos aos hospitais para que você possa se recuperar com tranquilidade antes de fazer a viagem de volta para a sua cidade, mas caso o retorno seja de avião é importante atentar-se ao MEDIF – Medical Information Form, documento exigido pelas companhias aéreas para a viagem de recém operados.
Cada empresa possui o seu próprio formulário MEDIF, que deve ser preenchido até 72 horas antes do embarque e assinado pelo médico responsável. Este documento serve como um laudo de autorização médica, onde o médico informará a sua aptidão física para voar e, caso necessário, indicará a necessidade de atenção especial, o uso de qualquer equipamento médico a bordo ou equipamentos de apoio, como macas e cadeiras de rodas dentro do avião ou nas dependências dos aeroportos de embarque e destino para que a empresa possa se programar com antecedência às necessidades de seus passageiros. No formulário Medif, o médico também indicará a necessidade de um acompanhante, maior de 18 anos, para que a viagem seja segura.
Além do MEDIF, antes de comprar as passagens é importante conferir outras exigências, como por exemplo o tipo de cirurgia e dias pós cirurgia, que podem variar de empresa para empresa e podem afetar o seu planejamento. Existem aéreas que permitem o embarque pós 10 dias de cirugia, enquanto outras exigem 15. Vale ainda a dica de buscar passagens sem conexões para evitar pousos e decolagens extras que podem ser desconfortantes para quem acabou de passar por procedimentos de saúde.
Avise o seu médico sobre as viagens que pretende realizar e busque orientação especializada com empresas de turismo para se informar sobre as legislações vigentes e exigências de cada companhia aérea antes de adquirir a sua passagem de volta. Em muitos casos o médico até sugere que apenas a passagem de ida esteja comprada e marcada, sendo a data da passagem de volta dependente da sua alta médica.
Abaixo listamos as considerações constantes nas páginas das principais aéreas do Brasil, bem como link para mais informações:
GOL
Informações essenciais para quem precisa de atendimento especial
Para os passageiros que precisam de assistência especial, seja ela momentânea ou definitiva oferecemos todo o suporte necessário para sua viagem. Nestes casos é necessário o preenchimento do Formulário de Informações Médicas (MEDIF) , com todas as informações descritas pelo médico.
Atestado médico MEDIF
Para os passageiros que necessitam de atenção médica ou equipamentos especiais durante o voo, é necessário o preenchimento do formulário MEDIF, ele deve ser preenchido pelo médico do passageiro e enviado à GOL entre 15 dias e 72 horas antes do embarque. Após análise criteriosa do formulário, nossa equipe emite um parecer que certifica a aptidão ou não do passageiro em fazer a viagem aérea. Se existir alguma dúvida em relação ao preenchimento do MEDIF, ou a necessidade de exames adicionais, eles poderão ser solicitados sem ônus para a GOL.
Confira quando é necessário o preenchimento do formulário MEDIF
• Cirurgias recentes;
• Quando o passageiro desenvolver qualquer comportamento ou condição física incomum, que possa gerar efeito adverso ao bem-estar e conforto de outros passageiros ou da tripulação;
• Possa ser considerado um risco em potencial à segurança do voo ou à sua (exemplos: desvio de rota e pouso extra);
• Precise de atenção médica ou equipamentos especiais para manter sua saúde durante o voo (oxigênio ou maca);
• Possa ter sua condição médica agravada durante ou por causa do voo;
• Necessite de acompanhamento médico ou de tratamento médico a bordo.
Apresentar quadro de doenças neurodegenerativas e dificuldades cognitivas.
Viagem com acompanhante
Caso haja a necessidade, a GOL oferece ao acompanhante desconto de 80% na passagem aérea.
Nestas situações, o acompanhante deve ser maior de 18 anos e capaz de oferecer assistência ao passageiro com necessidade especial durante todo o voo. O desconto será aplicado somente após o preenchimento e aprovação dos formulários MEDIF.
LATAM
Cada vez que viajar conosco, é importante que você nos informe se tem uma condição médica ou requer assistência especial a bordo. Você pode usar o formulário MEDIF ou enviar um atestado médico emitido até 10 dias antes da partida de seu voo.
Em ambos os casos, envie o documento através do Formulário de contato pelo menos 48 horas antes da partida de seu voo. Uma vez recebido, ele será avaliado por nossos médicos e entraremos em contato com você para prestar a assistência necessária.
Quando devo apresentar atestado médico?
• Cirurgias realizadas nos 15 dias anteriores ao voo, indicando necessidade especial, diagnóstico da cirurgia, necessidade de medicação a bordo (ex.: anticoagulante).
• Cirurgia de ouvido nos 30 dias anteriores à viagem.
• Patologias dentais em caso de extrações ou tratamentos de canal nas 48 horas anteriores ao voo.
• Fraturas múltiplas (politraumatismo), fratura de extremidade inferior que exija gesso ou fixador externo nos últimos 30 dias antes do voo.
AZUL
Se você ou o passageiro para quem você está comprando uma passagem aérea possuir alguma condição de saúde específica e/ou precisa de alguma assistência especial durante o voo, é obrigatório o preenchimento do formulário de informações médicas (MEDIF – Medical Information Form) pelo médico deste passageiro, conforme dispõe o artigo 9º da Resolução ANAC nº 280 de 2013. Alguns exemplos dessa possível condição de saúde estão especificadas abaixo:
• Sofrer de enfermidade ou incapacidade que cause efeitos à sua saúde e bem-estar ou até mesmo aos demais passageiros e tripulação;
• passou por uma cirurgia recentemente;
• tem uma condição de saúde considerada instável;
• representar um risco à sua própria segurança, ou aos demais passageiros e/ou tripulação;
• precisar da atenção ou do acompanhamento médico e/ou equipamentos especiais durante o voo.
O formulário MEDIF encontra-se disponível para download e os clientes deverão garantir o seu preenchimento completo e a assinatura do médico pessoal do passageiro antes de criar sua passagem. O envio desse formulário à AZUL deve ser feito em 72 horas (setenta e duas) úteis antes do voo através do nosso site (no final desta página). Os documentos médicos e o MEDIF serão avaliados por profissionais médicos da AZUL, especializados em medicina de aviação, e com prazo para resposta de 48 horas (quarenta e oito). Vale lembrar que o transporte aéreo de clientes nas situações descritas acima está sujeito à autorização prévia do departamento médico da AZUL, com base nas informações descritas no formulário pelo médico subscritor. No caso das exigências médicas mínimas de segurança não serem atendidas, o transporte do passageiro será recusado, conforme dispõe o §1º do artigo 6º, da referida Resolução.
Lembramos que o formulário MEDIF (e laudo quando necessário) deverá conter assinatura e CRM do médico pessoal do passageiro (este formulário médico não será aceito se estiver assinado por psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais diferentes de médicos com CRM válido).
Se aprovado, o MEDIF é válido por 30 dias, a contar da resposta da AZUL, sendo assim, somente é valido par análise formulários com data de preenchimento de no máximo 30 dias antecedentes ao envio, assim como o envio deve conter data de no máximo 30 dias antecedente ao embarque.
Boa viagem 🙂